João Pessoa, 17 de junho de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
O papa Bento 16 afirmou que os sacerdotes e os religiosos que cometeram abusos sexuais contra crianças "minaram a credibilidade da mensagem da Igreja".
A declaração do Pontífice foi dada em um vídeo transmitido neste domingo em Dublin, na Irlanda, por conta do encerramento do 50º Congresso Eucarístico Internacional.
No vídeo, o Papa também lembrou que o congresso "ocorreu em um período em que a Igreja no mundo todo se prepara para celebrar o Ano da Fé, para comemorar o 50º aniversário do início do Concílio Vaticano 2º".
Os supostos casos de abusos sexuais contra crianças, cometidos por décadas por integrantes de instituições católicas irlandesas e que teriam sido acobertados pela diocese de Dublin, vieram à tona em novembro de 2009 com a divulgação de um relatório da Comissão Murphy, elaborado pela juíza Yvonne Murphy.
Ao tomar conhecimento da denúncia, o Papa se disse "chocado e angustiado" e condenou qualquer tipo de abuso. Depois disso, diversos sacerdotes citados no relatório renunciaram.
Folha
CONVERGÊNCIA - 26/11/2024